AEMITEQ e multinacional UNICAM criam Centro de Investigação de perfil internacional em Coimbra

IDQ será um centro virado para o mercado nacional e internacional na área química e ambiental.

Horácio Pina Prata, Presidente da ÆMITEQ, e Daniel Ettlin, Diretor Geral da UNICAM em Portugal.
Horácio Pina Prata, Presidente da ÆMITEQ, e Daniel Ettlin, Diretor Geral da UNICAM em Portugal.

Foi  assinado a 29 de julho de 2014, no Pólo Tecnológico de Coimbra, o Memorando de Entendimento para a criação de um Centro de Investigação, Demonstração e Qualificação Química e Ambiental.

O projeto, designado por IDQ, junta numa parceria estratégica a AEMITEQ e a multinacional americana UNICAM, empresa centrada na distribuição e manutenção de sistemas de instrumentação analítica de alta tecnologia. O Memorando foi assinado pelo Presidente da AEMITEQ, Horácio Pina Prata, e pelo Director Geral da UNICAM em Portugal, Daniel Ettlin.

Apostando claramente na Qualidade e excelência, a AEMITEQ, organização do sistema cientifico-tecnológico, há 24 anos a trabalhar a partir de Coimbra no controlo químico de matérias-primas e produtos, na análise de resíduos industriais e urbanos e no controlo da qualidade da água, quer estimular projetos de investigação e de cooperação técnica entre as universidades, politécnicos, entidades do sistema científico e tecnológico e as empresas. A implementação conjunta deste Centro de Investigação visa ainda a prestação de serviços à comunidade, capitalizando os recursos existentes nas duas Instituições.

Focada na internalização de competências e na especialização dos mercados, a nova Direção da AEMITEQ, liderada por Horácio Pina Prata, “pretende desenvolver soluções chave-na-mão para a resolução de problemas nos setores da química, água e ambiente”. A aposta com a criação deste Centro vem procurar claramente o “desenvolvimento da cooperação e internacionalização de setores de ponta e de inovação potenciando o desenvolvimento regional e nacional”.

Segundo Daniel Ettlin, Diretor  da UNICAM em Portugal, “o projeto IDQ resulta de uma vontade conjunta de levar ao mercado uma oferta técnica e tecnológica que incorpore toda uma nova consciência ambiental que deve estar subjacente aos novos produtos e serviços das empresas”. Ambas as entidades assumiram o compromisso de passarem o projeto à fase de implementação, procurando agora fortalecer a rede de parcerias institucionais que irão dar corpo ao IDQ.

Os projetos a desenvolver pela nova unidade estão relacionados com as áreas prioritárias mencionadas na estratégia Horizonte 2020. Pretende-se que 80% da investigação a produzir seja aplicada com um efetivo retorno para empresas e comunidade, abrangendo as mais diversas áreas do conhecimento e envolvendo as entidades aderentes num perfil de crescimento conjunto com o IDQ.

Este conteúdo foi publicado na categoria Notícias.