Formação-Ação 2019

O que é? 

A Formação-Ação é uma intervenção com aprendizagem em contexto organizacional, que mobiliza e internaliza competências com vista à persecução de resultados assentes numa estratégia de mudança empresarial.

Funciona através de uma metodologia em alternância das vertentes Formação e Consultoria (na empresa), permitindo atuar ao nível dos formandos, desenvolvendo competências nas diferentes áreas de gestão e ao nível da empresa, procurando aumentar a produtividade, a capacidade competitiva e a introdução de processos de mudança/inovação nas empresas.

Temáticas:

  • Implementação de Sistemas de Gestão
  • Organização e Gestão de Empresas

Investimento

A Formação-Ação é comparticipada em 90% para as empresas, excluindo as remunerações dos ativos empregados em formação durante o período normal de trabalho.

Público-alvo

Trabalhadores Independentes, Empresários em Nome Individual (com registo de NIF individual), Micro, Pequenas e Médias Empresas das Regiões Norte, Centro e Alentejo.

Aviso

09/SI/2019

Volume de Formação e Consultoria por PME

Horas de Formação-Ação

N.º Trabalhadores a abranger por PME/Temática

Formação Teórica

Consultoria

Tipologia de PME

Nº de horas de Formação

N.º de Horas de Consultoria

Total de Horas

Micro

75

105

180

2

2

Pequena

100

126

226

Em média até 3/PME/Temática*

3

Média

125

161

286

Em média até 3/PME/Temática*

3

Empresários

50

75

125

1

1

* Exceciona-se este limite quando a formação teórica seja ministrada em ambiente intraempresa. A Formação intraempresa só pode ocorrer com 6 formandos ou mais.

Ficha de Pré-Adesão

Baixe aqui a Ficha de Pré-Adesão

Envie a ficha preenchida e assinada para projetos@aemiteq.pt ou para geral@aemiteq.pt.

Temáticas:

Implementação de sistemas de gestão

Objetivos gerais:

Preparar as empresas para a certificação, segundo referenciais normativos nacionais e/ou internacionais;
Otimizar processos, reduzindo não conformidades e ineficiências;
Aumentar a visibilidade das empresas e credibilizar a sua atuação junto dos stakeholders.

Linhas orientadoras:

Pretende-se que as empresas:

  • Aumentem a qualidade dos seus produtos, serviços ou processos de gestão;
  • Reduzam não conformidades (processo, produtos) e ineficiências de funcionamento;
  • Implementem sistemas de gestão, com vista à sua posterior certificação (seja pelo Sistema Português da Qualidade ou por sistemas internacionais de certificação);
  • Implementem referenciais de certificação de produtos e serviços, com obtenção de marcas específicas.

Público-alvo:

Micro, Pequenas e Médias Empresas, que pretendam implementar sistemas de gestão, visando a sua certificação futura.

Internacionalização

Objetivos gerais:

Apoiar e capacitar as empresas para o processo de exportação;
Desenvolver e aplicar novos modelos empresariais para a internacionalização.

Linhas orientadoras:

Pretende-se que as empresas:

  • Obtenham conhecimento de oportunidades de negócio em mercados externos;
  • Organizem as suas práticas de gestão e comerciais, a fim de propiciar a prospeção e presença em mercados internacionais;
  • Adquiram conhecimentos de marketing internacional;
  • Conheçam instrumentos de gestão específicos para a Internacionalização.

Público-alvo:

Micro, Pequenas e Médias Empresas, que pretendam iniciar a sua exportação, ou que pretendem melhorar o seu desempenho na Internacionalização da empresa, aumentando a sua presença em mercados internacionais.