O que é?
A Formação-Ação é uma intervenção com aprendizagem em contexto organizacional, que mobiliza e internaliza competências com vista à persecução de resultados assentes numa estratégia de mudança empresarial.
Funciona através de uma metodologia em alternância das vertentes Formação e Consultoria (na empresa), permitindo atuar ao nível dos formandos, desenvolvendo competências nas diferentes áreas de gestão e ao nível da empresa, procurando aumentar a produtividade, a capacidade competitiva e a introdução de processos de mudança/inovação nas empresas.
Temáticas:
- Implementação de Sistemas de Gestão
- Organização e Gestão de Empresas
Investimento
A Formação-Ação é comparticipada em 90% para as empresas, excluindo as remunerações dos ativos empregados em formação durante o período normal de trabalho.
Público-alvo
Trabalhadores Independentes, Empresários em Nome Individual (com registo de NIF individual), Micro, Pequenas e Médias Empresas das Regiões Norte, Centro e Alentejo.
Aviso
Volume de Formação e Consultoria por PME
Horas de Formação-Ação |
N.º Trabalhadores a abranger por PME/Temática |
||||
Formação Teórica
|
Consultoria |
||||
Tipologia de PME |
Nº de horas de Formação |
N.º de Horas de Consultoria |
Total de Horas |
||
Micro |
75 |
105 |
180 |
2 |
2 |
Pequena |
100 |
126 |
226 |
Em média até 3/PME/Temática* |
3 |
Média |
125 |
161 |
286 |
Em média até 3/PME/Temática* |
3 |
Empresários |
50 |
75 |
125 |
1 |
1 |
* Exceciona-se este limite quando a formação teórica seja ministrada em ambiente intraempresa. A Formação intraempresa só pode ocorrer com 6 formandos ou mais.
Ficha de Pré-Adesão
Baixe aqui a Ficha de Pré-Adesão
Envie a ficha preenchida e assinada para projetos@aemiteq.pt ou para geral@aemiteq.pt.
Temáticas:
Implementação de sistemas de gestão
Objetivos gerais:
Preparar as empresas para a certificação, segundo referenciais normativos nacionais e/ou internacionais;
Otimizar processos, reduzindo não conformidades e ineficiências;
Aumentar a visibilidade das empresas e credibilizar a sua atuação junto dos stakeholders.
Linhas orientadoras:
Pretende-se que as empresas:
- Aumentem a qualidade dos seus produtos, serviços ou processos de gestão;
- Reduzam não conformidades (processo, produtos) e ineficiências de funcionamento;
- Implementem sistemas de gestão, com vista à sua posterior certificação (seja pelo Sistema Português da Qualidade ou por sistemas internacionais de certificação);
- Implementem referenciais de certificação de produtos e serviços, com obtenção de marcas específicas.
Público-alvo:
Micro, Pequenas e Médias Empresas, que pretendam implementar sistemas de gestão, visando a sua certificação futura.
Internacionalização
Objetivos gerais:
Apoiar e capacitar as empresas para o processo de exportação;
Desenvolver e aplicar novos modelos empresariais para a internacionalização.
Linhas orientadoras:
Pretende-se que as empresas:
- Obtenham conhecimento de oportunidades de negócio em mercados externos;
- Organizem as suas práticas de gestão e comerciais, a fim de propiciar a prospeção e presença em mercados internacionais;
- Adquiram conhecimentos de marketing internacional;
- Conheçam instrumentos de gestão específicos para a Internacionalização.
Público-alvo:
Micro, Pequenas e Médias Empresas, que pretendam iniciar a sua exportação, ou que pretendem melhorar o seu desempenho na Internacionalização da empresa, aumentando a sua presença em mercados internacionais.